O Concelho de Mafra é desde 1985 constituído por 17 freguesias. Neste ano, subiram a freguesia Venda do Pinheiro e São Miguel de Alcainça, que pertenciam ao Milharado e à Malveira, respectivamente. Em 1923 foi a Malveira elevada a freguesia, tal como Vila Franca do Rosário em 1939.

Estas foram as únicas alterações ao decreto de Outubro de 1855, de reforma administrativa do Governo Regenerador, quando o município de Mafra passou a integrar 13 freguesias, a saber: Azueira (era concelho), Carvoeira (pertencia ao da Ericeira), Cheleiros (Sintra), Encarnação (Torres Vedras), Enxara do Bispo (Azueira), Ericeira (era concelho), Gradil (Azueira), Igreja Nova (Santa Maria de Sintra), Mafra (era concelho), Milharado (Enxara dos Cavaleiros), Santo Estevão das Galés (Olivais), Santo Isidoro (Mafra) e Sobral da Abelheira (Azueira).

 
 
Observação:
As freguesias Ericeira e Mafra são apresentadas em secções indendepentes.


 

 
Encarnação Santo Isidoro Sobral da Abelheira Ericeira Mafra Carvoeira Azueira Enxara do Bispo Vila Franca do Rosário Gradil Venda do Pinheiro Milharado Cheleiros Igreja Nova S. Miguel de Alcainça Malveira Sto. Estevão das Galés